You are here

Workshops URBACT na Semana Europeia das Regiões e Cidades

Edited on

20 October 2017
Read time: 2 minutes

Este ano, o Comité das Regiões e a DG Política Regional e Urbana organizaram a 15ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas, de 9 a 12 de Outubro de 2017. Sob o título "Regiões e cidades que trabalham para um futuro melhor", realizaram-se mais de 130 workshops que apresentaram boas práticas e soluções para questões relacionadas com o desenvolvimento urbano e regional.

Durante essa semana, o URBACT esteve presente em dois workshops:

"Como podem as boas práticas da cidade ser transferidas? Junte-se às novas Redes de Transferência URBACT! "

O workshop apresentou algumas das 97 Boas Práticas URBACT  de cidades europeias que foram selecionadas recentemente pelo Programa URBACT, entre 270 propostas apresentadas. As 97 Boas Práticas URBACT cumprem quatro critérios principais: abordagem integrada, abordagem participativa, evidência de que a boa prática trouxe resultados positivos localmente e transferibilidade da prática para outras cidades.
Com base nestas boas práticas, serão financiadas até 25 Redes de Transferência URBACT para cidades interessadas em transferi-las para os seus contextos locais.
Mais informações sobre o novo concurso para Redes de Transferência, aberto de 15 de setembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018, podem ser encontradas em: http://urbact.eu/open-calls-networks

Pode consultar as apresentações dos palestrantes durante o workshop em:

"Abordagem de desafios urbanos e regionais através da contratação pública"

Todos os anos cerca de 14% do PIB da UE é gasto pelas autoridades públicas na compra de serviços, obras e fornecedores através de contratação pública. Este processo tem sido frequentemente caracterizado por desafios em torno da burocracia e relacionado com isso verifica-se uma incapacidade dos técnicos de assumirem riscos. Mesmo que às vezes seja desafiadora ou mal interpretada, a contratação pública pode ser uma oportunidade única para abordar os principais desafios económicos, sociais e ambientais. Além da ênfase mais tradicional e histórica na conformidade e custos, as Diretrizes Europeias de Compras de 2014 enquadram-se nos princípios de flexibilidade, apoio a PMEs e uso da contratação para alcançar objetivos sociais e ambientais.

Os programas ESPON, INTERACT, INTERREG EUROPE e URBACT uniram esforços para fornecer exemplos de contratação progressiva que emergem em toda a Europa e para refletir sobre como outras cidades e regiões podem utilizar a contratação como uma alavanca para mudanças e desafios históricos.

Os palestrantes e participantes exploraram exemplos de como os desafios podem ser abordados nas várias etapas do processo cíclico da contratação pública: inovação na contratação pública (com ligação ao comissionamento), análise de custos (com ligação à estratégia de compras), uso de critérios sociais e ambientais (com ligação ao concurso e adjudicação do contrato) e estudo do impacto económico, social e ambiental através da contratação (com ligação à entrega e acompanhamento).

As apresentações deste workshop de Matthew Jackson, Perito URBACT ; Anna Lupi, DG Crescimento; Dorota Wrobel, cidade de Lublin; Christof Schremmer, programa ESPON; Marjana Dermelj, programa INTERREG EUROPE; Florin Neculcea, Secretariado INTERACT, estão disponíveis AQUI.