You are here

Reunião do Comité de Monitorização URBACT | 16-17 novembro

Edited on

06 December 2017
Read time: 2 minutes

A última reunião do Comité de Monitorização URBACT teve lugar nos dias 16 e 17 de Novembro em Mouans-Sartoux, uma cidade de 10 000 habitantes na Riviera Francesa, parceira da rede AGRI-URBAN, que trabalha na produção agro-alimentar em pequenas e médias empresas e foi premiada este ano com um selo Boa Prática URBACT pelos 100% de comida orgânica em 70% das cantinas das escolas locais. Os membros do Comité de Monitorização tiveram a oportunidade de visitar a quinta municipal, alguns jardins familiares e uma mercearia social.

Durante a reunião do Comité de Monitorização foram abordadas as três vertentes principais do URBACT:

- Intercâmbios transnacionais: a segunda fase das Redes de Planeamento de Ação estão a progredir bem , como demostram alguns eventos transnacionais de grande impacto organizados pelas redes sub>urban BoostINNO.
No que diz respeito ao concurso para Redes de Transferência , que está aberto até 10 de janeiro de 2018, espera-se que cerca de 2/3 das 97 Boas Práticas se candidatem.
   
- Capitalização e divulgação: o principal objetivo das atividades de capitalização é agrupar e explorar os conhecimentos provenientes das redes URBACT, a fim de disponibilizá-los a uma comunidade urbana mais ampla, em particular através do website. Para isso, encontram-se em constituição 5 ações de capitalização envolvendo 11 de entre as 20 Redes de Planeamento de Ação que se encontram atualmente em desenvolvimento e 6 ações de capitalização lideradas pelo Programa. Combater a privação urbana e promover o desenvolvimento urbano integrado e participativo são dois temas-chave sobre os quais o URBACT continuará a trabalhar em 2018, em estreita cooperação com as Parcerias da Agenda Urbana para a UE.

- Capacitação: baseando-se em princípios de modularidade e multiusuário, as ações prioritárias para o próximo ano serão o desenvolvimento de um kit de ferramentas digital sobre o método URBACT e o apoio às redes no que se refere ao seu Plano de Ação Integrado. Também será criado um grupo de trabalho para avaliar a situação atual das cidades do Artigo 7, entender as suas necessidades quanto aos desafios de implementação e recomendar ações futuras a serem tomadas pelo Programa.

Em termos de Comunicação, os membros do Comité de Monitorização foram informados da campanha em curso sobre as Boas Práticas, que atingiu o seu cume no Festival da Cidade em Tallinn, no início de outubro. A taxa de satisfação do evento foi de 4,68/5, com os participantes a considerar que o seu conhecimento sobre as práticas urbanas desenvolvidas por outras cidades europeias melhorou graças ao Festival e que eles adquiriram uma melhor compreensão do URBACT. No ano passado, o URBACT também desenvolveu algumas parcerias, como atestam o envolvimento no programa da Semana Europeia das Regiões e Cidades e a Conferência Europeia de Comunicação Pública. O papel dos Pontos URBACT Nacionais (NUP) nas atividades de comunicação do Programa foi sublinhado. Na verdade, antes da reunião do Comité de Monitorização, a rede de NUP reuniu-se durante dois dias, durante os quais receberam formação em técnicas de facilitação, para fomentar reuniões mais interativas, e discutiram ações a serem realizadas em 2018.

Na sequência da publicação do 7º relatório de Coesão, a Autoridade de Gestão propôs-se organizar um workshop, no início do próximo ano, sobre os desafios futuros para os territórios urbanos e cidades na Europa pós-2020 e o papel do URBACT neste enquadramento. Este workshop terá lugar em março de 2018.

A próxima reunião do Comité de Monitorização terá lugar em Sofia (Bulgária), em abril de 2018.

Pode ler o artigo publicado na imprensa local (em francês).

Saiba mais sobre o modelo de governança do Programa .