Preparado para o City Festival em junho de 2022? Seis pontos altos a ter em conta
Edited on
03 June 2022Este é O evento para as cidades da UE! Quer esteja em Paris ou a acompanhar o acontecimento online, eis a nossas principais escolhas do programa…
Os representantes eleitos e os agentes urbanos das cidades e vilas da União Europeia preparam-se para o URBACT City Festival, que terá lugar em Patin, Grande Paris, França, de 14 a 16 de junho. Os participantes irão conhecer o programa URBACT IV para o desenvolvimento urbano sustentável e integrado, que será lançado brevemente. Encontrarão novos parceiros e irão descobrir as melhores maneiras de enfrentar os desafios urbanos ligados ao clima, à inclusão de género e à transição digital.
Reunindo mais de 70 oradores e colaboradores inspiradores, o #URBACTfest também irá celebrar os sucessos dos parceiros das redes URBACT no intercâmbio de boas práticas e de novas soluções testadas em conjunto com as partes interessadas locais. De facto, dos 450 participantes representando mais de 240 cidades e vilas, 44% estão diretamente envolvidos nas últimas Redes de Planeamento de Ação do URBACT.
O evento terá lugar num espaço temporário, numa antiga área de ferrovia, e deverá ser neutro em carbono, refletindo os objetivos da atual Presidência francesa do Conselho da UE.
"Ter novamente o URBACT City Festival em formato presencial é uma excelente oportunidade para as cidades se encontrarem e partilharem como os últimos dois anos as afetaram", diz Nuala Morgan, Chefe da Unidade de Capitalização e Comunicação do URBACT. "Temos um programa rico em sessões e estou realmente ansiosa por saber como é que as cidades enfrentaram os múltiplos desafios que se lhes depararam".
As atividades do festival incluem diversos debates, visitas, procura de parceiros - e até um hackathon digital. Muitas sessões serão transmitidas em direto para pessoas que não possam assistir no local. Então, o que podemos esperar? Nuala Morgan partilha algumas das principais características do #URBACTfest a ter em conta:
1.Pessoas inspiradoras
Oradores e colaboradores dinâmicos oriundos das cidades e organizações de toda a Europa compartilharão as suas experiências pessoais, os seus conhecimentos e as lições aprendidas em primeira-mão. Considerando o tema principal do festival, “Cidades verdes”, os decisores políticos e os urbanistas irão discutir as mudanças climáticas, a transição energética e a economia circular. Nas palestras sobre “Cidades inclusivas” serão abordados temas como a questão dos sem-abrigo, a cultura para todos e a elaboração de políticas inclusivas. As sessões “Cidades conectadas e atrativas” irão explorar a inovação, a digitalização, a mobilidade, as transições económicas e o city branding.
Um dos oradores convidados a ter em atenção na abertura do Festival a 14 de junho, no Cabaret Sauvage, é o Professor Carlos Moreno, pai do conceito da “cidade 15 minutos”, que irá participar remotamente. Também irá participar Kate Raworth, co-fundadora do Doughnut Economics Action Lab e Associada Sénior do Environmental Change Institute da Universidade de Oxford. Irá falar num debate na manhã de dia 15 de junho sobre “Como implementar o modelo da economia donut ao nível da cidade?”, que terá lugar também remotamente.
2.Perspetivas de peritos sobre como abordar os desafios mais prementes para as cidades da UE
Sessões de painéis que darão a palavra a representantes de cidades experientes e a especialistas sobre os principais tópicos do Festival:
- Cidades na linha da frente da emergência climática, 14 de junho (18h30 CET)
- Fazer a mudança digital funcionar para as cidades, 15 de junho (9h20 CET)
- Como é que a igualdade de género cria cidades sustentáveis, 15 de junho (17h15 CET)
Todas estas sessões serão transmitidas online em direto.
3.Como acolher cidadãos ucranianos na sua cidade
Que mudanças organizacionais e estruturais podem as cidades fazer para acolher os ucranianos que foge do seu país? Com base em exemplos de cidades da Europa na linha da frente (Dresden, Gdansk, Riga, Tallinn), as discussões centrar-se-ão em medidas imediatas, tais como balcões de receção, centros e linhas diretas, bem como medidas para organizar a receção, informação e prestação de serviços.
4.Visitas de campo na área metropolitana de Paris
Na manhã de 16 de junho, grupos de participantes dirigir-se-ão a diversos “walkshops” ao encontro das mais recentes tendências urbanas da própria cidade. Aqui estão apenas algumas...
“Inventing Grand Paris” com a rede URBACT RiConnect
Esta entusiasmante digressão é liderada pela Metrópole da Grande Paris e inclui vários locais do concurso “Inventing Grand Paris”. A visita irá analisar de perto os desafios de uma zona periurbana no nordeste da Grande Metrópole de Paris e as ações específicas que estão a ser tomadas para melhorar a integração dos transportes, o acesso pedonal, a diversificação económica e a qualidade de vida. Os parceiros discutirão o plano de ação que estão a desenvolver para esta área em conjunto com a RiConnect, salientando a importância da colaboração multinível.
Reutilização de materiais de construção com o projeto UIA “Earth Cycle”
Em Sevran, o “Cycle Terre” é um projeto financiado pela Urban Innovative Actions, (UIA), que promove a reutilização de “resíduos”, neste caso as toneladas de terra removidas por ocasião de projetos de construção em grande escala, tais como as novas estações ferroviárias da Grande Paris.
Outras descobertas locais
Visitas a projetos interessantes na área circundante ao local do evento, incluindo uma exploração do Eco-bairro da Ile Saint Denis com a Plaine Comune.
5.Introdução ao URBACT IV
Representantes da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e da Autoridade de Gestão do URBACT irão fazer o enquadramento através de um olhar sobre a nova dimensão urbana da política regional da UE. Depois, serão apresentados detalhes do novo programa URBACT IV - em inglês e francês!
Esta sessão será transmitida em direto.
6.Procura de parceiros
A última tarde é para estabelecer redes e pesquisar parceiros, com informações sobre o que significa ser parceiro URBACT ou líder da parceria e detalhes sobre o “método URBACT”, com sessões sobre a abordagem à elaboração de políticas locais integradas e participativas.
Entretanto, uma área da exposição permitirá aos participantes conhecer os parceiros URBACT, incluindo a UIA, o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, o CEMR [Conselho dos Municípios e Regiões da Europa], a Energy Cities e um stand de “Ligação Francesa” com Agência Nacional da Coesão Territorial Francesa, que é a Autoridade de Gestão do URBACT. Uma oportunidade para explorar mais possibilidades de financiamento e ligações.
"Os URBACT City Festivals provaram ser momentos excecionais de intercâmbio, com a criação de novas ligações", diz Nuala Morgan. "O Festival deste ano será particularmente relevante, conduzindo ao URBACT IV!"
O Festival será transmitido no canal Youtube do URBACT, com tradução em Francês.
Siga o #URBACTfest no Twitter
Submetido por Amy Labarrière a 20 de maio de 2022
Submitted by Maria João Matos on