Os ecossistemas de cocriação e inovação do Porto
Edited on
17 December 2018A cidade do Porto é um centro económico, educacional e cultural de importância vital para o desenvolvimento da Região Norte e do País. Atualmente a cidade incorpora o conceito de smart city, promovendo uma estratégia a nível local no que se refere a ecossistemas de cocriação e inovação
A importância dos sistemas de cocriação e inovação
As ferramentas de codesign e de cocriação potenciam a criação de novas ideias. E as cidades são justamente o palco adequado para a experimentação e o desenvolvimento de novas soluções para os ecossistemas locais.
A inovação tem um papel muito importante na melhoria do espaço público, na coesão social e no desenvolvimento económico local sustentável. É um imperativo de resposta aos desafios que o funcionamento normal da cidade coloca, apresentando-se esta como um catalisador de inovação.
Os ecossistemas de inovação devem ser um fator de alavancagem de projetos nas suas dimensões económica, social e cultural. A participação dos cidadãos na reflexão e definição da evolução das suas cidades faz parte de uma estratégia de inovação bem-sucedida.
O projeto SmartImpact
Neste contexto, a cidade do Porto juntou-se a outras 8 cidades europeias, tendo a cidade de Manchester como líder da parceira, para formar a rede SmartImpact. O objetivo desta rede era perceber de que modo as tecnologias “inteligentes” podem melhorar as estruturas de governança, os processos urbanos e os modelos de negócio das cidades.
A integração na rede proporcionou inspiração à cidade, que assim pode conhecer de que modo outras cidades europeias estão a transformar as suas estruturas organizacionais e aproveitar os ensinamentos para melhorar o impacto dos projetos em curso ou futuros nas infraestruturas da cidade.
No caso do Porto, o projeto focou-se numa ideia de digitalização, com o objetivo de oferecer serviços desburocratizados ao cidadão, mapeando as suas necessidades e dando um cunho digital aos mesmos.
Também foi uma oportunidade para reunir à mesma mesa diversos departamentos do município que habitualmente não trabalhavam em conjunto. O encontro de pessoas que são de departamentos e de áreas diferentes de trabalho permite criar equipas pluridisciplinares que vão construir novos projetos para a cidade, tendo em conta todo o seu ecossistema de inovação.
O Plano de Ação Integrado
O Plano de Ação Integrado foi delineado tendo presente os principais objetivos identificados e que incluem, entre outros, a identificação do papel e importância das várias partes interessadas, a análise e implementação de soluções pragmáticas para fazer face a riscos associados ao desenvolvimento de smart cities e a procura de formas alternativas ao financiamento público, com a proposta de soluções público-privadas.
Concretamente, o Plano de Ação Integrado contempla 4 ações:
» Avaliação das necessidades internas e externas
» Capacitação organizacional
» Reforço do ecossistema de inovação local
» Governança mais inteligente
As ações serão desenvolvidas até finais de 2019. Todas elas comportam várias atividades, sendo de realçar as referentes à ação “Reforço do ecossistema de inovação local”, todas já em curso: Desafios Porto, ScaleUp Porto e Porto Innovation Hub.
A Desafios Porto emerge no contexto das smart cities como um projeto participativo, promotor de inovação à escala local. É uma iniciativa conjunta do município e entidades privadas, que atribui prémios a projetos de inovação social que pretendam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A iniciativa ScaleUp Porto pretende estimular o ecossistema empreendedor pelo impulso que dá a empresas com grande potencial, nomeadamente, através de oportunidades de financiamento. Apoia e promove atividades, programas e estratégias que tenham o poder de atrair investimento para a cidade, promovam a partilha de conhecimento, tragam talento para o ecossistema e providenciem acesso aos mercados.
Já o Porto Innovation Hub constitui-se como um instrumento e um espaço aberto do município a todos os potenciais agentes de inovação da cidade, oferecendo um programa regular de atividades muito diversas: exposições, debates, sessões com o público em geral e as escolas, workshops com a colaboração das universidades e centros de pesquisa e visitas a locais de inovação da cidade.
Etiqueta de homepage: Governança
Submitted by Ana Resende on