O URBACT adapta-se ao contexto da COVID-19
Edited on
05 May 2020O URBACT está a adaptar-se à nova situação, acompanhando cidades e peritos a desenvolverem as aptidões de que necessitam para trabalharem nas suas cidades e com os seus homólogos europeus.

O URBACT reconhece o impacto da pandemia na atividade das redes. A incerteza sobre como e quando as restrições a viagens, associadas à COVID-19, serão levantadas na Europa, torna altamente arriscado antever a realização de reuniões físicas e eventos durante os próximos meses. Para além do mais, tornou-se impossível prever como irão evoluir as diferentes medidas postas em prática, bem como quando irão as autoridades públicas autorizar os seus agentes a voltarem a viajar no decorrer de 2020.
O URBACT está a adaptar-se à nova situação, acompanhando cidades e peritos a desenvolverem as aptidões de que necessitam para trabalharem nas suas cidades e com os seus homólogos europeus. Pelas razões acima referidas, o Secretariado juntamente com os países membros e parceiros no Comité de Monitorização URBACT tomaram uma série de decisões relativas a este assunto:
- A calendarização do programa foi cuidadosamente revista e modificada. A data oficial para conclusão dos projetos das Redes de Transferência em curso foi estendida por 6 meses (com data de conclusão em junho de 2021); fases específicas de trabalho, tais como o Sharing Period coorganizado com os Pontos URBACT Nacionais, serão reagendadas.
- Para o novo lote de Redes de Planeamento de Ação, a data de aprovação para a fase 2 mantém-se em maio de 2020. Contudo, foi estabelecida uma extensão de 3 meses (com data de conclusão em agosto de 2022), de modo que os beneficiários possam utilizar melhor os primeiros meses para ajustarem os seus planos de trabalho. Todas as atividades das redes, etapas relacionadas com o programa e tarefas administrativas serão reajustadas em conformidade.
- O intercâmbio e as ideias da parte de beneficiários e peritos são bem-vindos na plataforma online interna (Basecamp). O diálogo com o Secretariado é encorajado. Igualmente, as redes são convidadas a utilizarem os seus próprios espaços online privados para partilhas similares com os seus parceiros de projeto e partes interessadas locais.
- O URBACT irá providenciar apoio e orientação sobre trabalho digital aos níveis local e das redes para ajudar no redesenho das atividades dos beneficiários e das reuniões no curto e no médio prazo. Os membros do Secretariado estarão eventualmente presentes em algumas dessas reuniões, como nas reuniões online de kick-off da fase 2 das Redes de Planeamento de Ação.
- Outras formações de capacitação ao nível do programa, seja para Parceiros Líder e Peritos Líder, seja para Coordenadores dos Grupos Locais URBACT, serão disponibilizadas por meio de formatos online e ferramentas digitais. A reunião de kick-off da fase 2, para as Redes de Planeamento de Ação, será realizada em junho, tal como inicialmente previsto, usando os canais online do URBACT.
Para mais informação, contacte a equipa URBACT.
Nota: Esta notícia é a tradução de um excerto do texto originalmente publicado pelo Secretariado URBACT a 13 de março e posteriormente editado a 23 de abril, intitulado URBACT measures to face Covid-19.
Submitted by Ana Resende on