You are here

O empreendedorismo social como marca distintiva da cidade de Braga

Edited on

12 September 2018
Read time: 2 minutes

Braga é uma cidade jovem, criativa, dinâmica e tecnológica

Sendo uma das cidades mais antigas de Portugal, com mais de 2.000 anos de história, Braga é uma das cidades mais jovens, em termos de percentagem de população jovem residente. Para isso contribui o forte impacto que a instalação da prestigiada Universidade do Minho, ainda no início da década de 70, veio trazer a esta cidade.

Braga foi Capital Europeia da Juventude em 2012, título concedido pelo Fórum Europeu da Juventude. Este ano, é a Capital Europeia do Desporto.

Braga é uma cidade criativa e, como tal, recebeu o selo de Cidade Criativa UNESCO, em 2017, na categoria Media Arts.

O dinamismo de Braga pode ser comprovado pela intensa atividade económica do município, em muitos setores de atividade: do comércio e serviços ao ensino e investigação, passando por vários ramos da indústria e artesanato.

A cidade é considerada a Silicon Valley portuguesa, pela expressão que revestem os seus parques industriais e centros empresariais, localizados na sua periferia, e que englobam um grande número de empresas de base tecnológica.

O empreendedorismo social em Braga

O município de Braga preocupa-se com o seu ecossistema de empreendedorismo e inovação social, revelando uma posição vanguardista em Portugal e na Europa.

No 2º Fórum Braga Inovação Social, organizado em parceria entre o município e o IES – Social Business School, em março deste ano, foi apresentado o Plano Estratégico de Braga “Human Power Hub”. A temática das boas práticas no financiamento das iniciativas de impacto foi abordada com detalhe por vários conferencistas nacionais e internacionais.

Este fórum foi precedido de um Bootcamp em Empreendedorismo Social, organizado igualmente pelas entidades referidas – município e IES. Esta atividade, aberta à Rede Social de Braga, contou com a participação de nove equipas, selecionadas de um vasto conjunto de candidatos. Durante três dias de trabalho intenso, os participantes debruçaram-se sobre os problemas sociais mais prementes do município e propuseram soluções inovadoras, sustentáveis e com potencial de impacto.

No seguimento desta iniciativa, a autarquia promoveu a realização de uma formação em investimento de impacto, durante dois dias, para colaboradores de importantes empresas do concelho. Na ótica desta formação, as empresas deverão considerar a sua participação em ações de inovação como investimento social, em detrimento da simples responsabilidade social.

Tanto a autarquia como estas empresas distinguiram entidades da área social sediadas no município de Braga, atribuindo-lhes prémios financeiros.

O projeto BoostINNO

E com tanto trabalho realizado na área da Inovação Social, Braga não podia ficar de fora de um projeto como o BoostINNo!

De facto, a rede BoostInno, cujos trabalhos se concluíram recentemente, procurava ampliar o ecossistema de inovação social urbana com a ambição concreta de ajudar as autoridades públicas locais a tornarem-se polos europeus promotores de modelos de inovação social públicos e privados.

O município de Braga, com as ações previstas no seu Plano de Ação Integrado, compromete-se a colocar a inovação social e as suas metodologias ao serviço do desenvolvimento do município e dos seus cidadãos.

Veja o vídeo do 2º Forum Braga Inovação Social e entusiasme-se com o dinamismo dos participantes!

Etiqueta de homepage: Governança