You are here

Notícias da Lousã: Reunião do Grupo Local URBACT e Mesa de Trabalho Temática

Edited on

17 February 2022
Read time: 2 minutes

Desde que a Lousã integra a rede URBACT Playful Paradigm II, o seu Grupo Local URBACT (ULG) reuniu-se no início de fevereiro, analisou os objetivos dos projetos e estabeleceu uma estratégia inovadora para a brincadeira inclusiva, saudável e sustentável.

 

3 de fevereiro: Reunião do Grupo Local URBACT da Lousã

De modo a definir as melhores estratégias recreativas para a Lousã, foram enviados convites para estabelecer o ULG, que inclui quatro juntas de freguesia, a Companhia Marimbondo e o Momo – Museu do Circo, a AESL - Associação Empresarial Serra da Lousã, a Activar - Associação de Cooperação da Lousã, a ARCIL - Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, bem como a STATUS – Escola Profissional da Lousã o AEL – Agrupamento de Escolas da Lousã.

Para o Presidente da Câmara Luís Antunes “brincar pode contribuir para fazer a diferença para um futuro melhor para as cidades e vilas, aplicando-se ao caso da Lousã. Ao participarmos nesta rede europeia, procuramos proporcionar às nossas crianças e aos nossos jovens a oportunidade para, de uma forma lúdica e divertida, aprenderem e participarem no ‘jogo’ da gestão urbana e adquirirem ferramentas que irão certamente ser úteis para eles no futuro”. Luís Antunes acrescentou que é mais uma iniciativa que visa crianças e jovens, mas também séniores e famílias, que irá envolver a comunidade e representa um investimento estruturado para o presente e o futuro da Lousã.

10 de fevereiro: Mesa de Trabalho Temática da Lousã

O Agrupamento de Escolas da Lousã encontrou-se para concretizar uma tarefa e um objetivo específicos: definir novas estratégias para brincar com música, utilizando aplicações (apps) Classplash. Estas aplicações são uma introdução lúdica no mundo da música e proporcionam formação musical de qualidade acessível a qualquer hora, em qualquer lugar e para todos através da utilização de apps que, para além de serem acessíveis de um modo lúdico, também proporcionam uma experiência de aprendizagem única e eficaz para crianças e adultos. Apela aos alunos a aprenderem e a tocarem diferentes instrumentos, em https://www.classplash.de/pt-pt/

O AEL e o CEO do Classplash decidiram promover formação para professores e outros profissionais das escolas, para um projeto mais inclusivo.

Com os jogos educativos da Classplash, pode-se ir “do zero a herói da música” ("from zero to music hero"), já que não são necessárias competências na leitura de partituras e se tem feedback imediato ao brincar/tocar – tornando-se divertido aprender a tocar um instrumento!

Submetido por Altrementi a 11 de Fevereiro de 2022