Como 8 cidades portuguesas se destacam na Europa fazendo frente a desafios urbanos
Edited on
13 September 2017As autarquias locais podem agora contar com, pelo menos, 97 boas práticas urbanas, para aprender e adaptar às suas próprias cidades. Selecionadas pelo URBACT, o programa europeu que promove o desenvolvimento urbano integrado, essas 97 boas práticas atendem aos critérios de abordagem integrada e participativa, evidência de mudanças positivas e potencial de transferência para outras cidades.
Oito cidades portuguesas fazem orgulhosamente parte do conjunto das cidades “Boas Práticas URBACT” selecionadas. As boas práticas dizem respeito a: orçamento participativo (Cascais, Águeda), bairros desfavorecidos (Lisboa), inclusão social e migrações (Amadora, Valongo, Palmela), desenvolvimento económico local (Lisboa, Sintra) e biodiversidade (Guimarães).
As cidades selecionadas vão receber o prémio e apresentar as suas boas práticas na presença de presidentes de autarquias e eleitos locais durante o Festival da Cidade URBACT, em Tallinn, de 3 a 5 de outubro de 2017. Este é um dos eventos urbanos de alto nível mais aguardados do ano, que se realiza sob a presidência estónia do Conselho da UE, com a participação de mais de 450 pessoas de autarquias locais e agentes urbanos de toda a Europa, que desejam conhecer as boas práticas e participar de atividades em rede.
Durante o Festival, o Secretariado URBACT apresentará um novo concurso para a constituição de redes de cidades que têm como objetivo a transferência de uma série de boas práticas para outras cidades. Emmanuel Moulin, diretor do Secretariado URBACT, afirma: "As cidades podem beneficiar com essas boas práticas, obtendo resultados imediatos sem grandes investimentos".
Além do Festival da Cidade URBACT, as cidades “Boas Práticas” têm o potencial de atuar como defensoras da mudança a nível europeu e internacional e contribuir com a sua experiência e conhecimento para o trabalho da Agenda Urbana para a UE e Nova Agenda Urbana, respetivamente.
O registo no Festival da Cidade URBACT está aberto em http://urbactcityfestival.eu/register.html
Mais informações sobre estas e outras boas práticas, bem como os detalhes de contacto para entrevistas, estão disponíveis no website URBACT em http://urbact.eu/good-practices/home.
Submitted by Ana Resende on