Boas Práticas URBACT revelam “soluções inspiradoras para melhores cidades”
Edited on
30 June 2017Está à procura de ideias para melhorar a qualidade do ar da sua cidade, apoiar o emprego local ou envolver os cidadãos no acolhimento a refugiados? Soluções já experimentadas e testadas em cidades foram publicadas numa plataforma online pelo URBACT, o programa europeu de aprendizagem e troca de experiências sobre desenvolvimento urbano sustentável integrado.
O website Boas Práticas URBACT mostra-lhe as melhores soluções práticas usadas diariamente pelas cidades quando enfrentam, por exemplo, alterações demográficas, ambientais ou climáticas, desemprego e pobreza urbana. Diz respeito a 97 Boas Práticas URBACT recentemente certificadas, referentes a 25 países europeus.
“Um dos critérios chave para a seleção das Boas Práticas URBACT é a exequibilidade da sua transferência para qualquer outro lugar. Assim, é realmente encorajador ver essas Boas Práticas online, facilmente acessíveis e com soluções inspiradoras para criar melhores cidades” diz Adele Bucella, chefe de Programação e Projetos do Secretariado URBACT em Paris.
Agentes urbanos, políticos, investigadores e residentes poderão encontrar aí ideias para desenvolver projetos de melhoramento das suas cidades, qualquer que seja a sua dimensão. O conjunto de temáticas inclui a criação de emprego, a inclusão social, a redução de desperdícios e o envolvimento de cidadãos no melhoramento das suas áreas de residência.
A nova plataforma online é uma oportunidade para as cidades que receberam o selo Boas Práticas URBACT de ganharem reconhecimento internacional, conectarem-se e aprenderem com outras cidades. A oportunidade de aprendizagem entre pares, de adaptar e reutilizar práticas já testadas, sem necessidade de reinventar a roda, é particularmente relevante quando os recursos escasseiam. As Boas Práticas URBACT são fáceis de procurar usando palavras-chave ou, então, podem ser filtradas por tema, tópico, dimensão da cidade ou país.
Divirta-se descobrindo a nova base de dados! Partilhe-a nas redes sociais e, se achar alguma Boa Prática especialmente interessante, clique para dizer “GOSTO DESTA!”
Submitted by Ana Resende on