You are here

Município de Braga participa na rede de inovação social BOOSTINNO

Edited on

06 February 2017
Read time: 2 minutes

A rede URBACT BOOSTINNO nasce da necessidade que algumas cidades europeias, com experiência e colaboração na rede URBACT II – My Generation@work, sentiram em incrementar ações concertadas e integradas de desenvolvimento de conceitos de inovação social em contextos municipais. O objetivo é o de aproximar as estruturas municipais públicas dos cidadãos e dos empreendedores sociais, no sentido da criação de um modelo pan-europeu de inovação social para as nossas cidades.

A rede BOOSTINNO pretende promover um modelo de ecossistema de inovação social urbana com a ambição concreta de ajudar as autoridades públicas locais a tornarem-se pólos europeus fornecedores de modelos de inovação social públicos e privados. A nível pan-europeu, a rede irá tentar ligar ecossistemas locais a redes transnacionais.

A rede irá permitir às diversas administrações públicas desempenhar um novo papel como impulsionadoras públicas e como mediadoras/facilitadoras de atividades/ projetos/políticas de inovação social, através da promoção da inovação social nos municípios e sector público em geral.

A rede BOOSTINO assemelha-se, em sentido figurado, a uma Liga de Campeões. É composta por 9 cidades e uma região administrativa: Gdansk (PL) - coordenadora, Paris (FR), Milão (IT), Turim (IT), Braga (PT), Barcelona (ES), Wroclaw (PL), Baia Mare (RO), Estrasburgo (FR) e Região de Skane (SW). Recentemente, a cidade ucraniana de Lviv ingressou nesta rede como observadora, com o apoio da Embaixada da Ucrânia em Varsóvia.

Com novas tendências, formas de organização e novas interações na abordagem das questões sociais, as cidades serão capazes de lidar com as mudanças na administração da cidade, em colaboração com os cidadãos.

Este ambicioso objetivo será conseguido através da implementação de uma metodologia adaptada e desenvolvida de inovação aberta e, dentro desta, a abordagem Quadruple Hélix, dando um grande espaço para a inovação ao utilizador criativo e adaptando as formas de pensar e fazer das autoridades locais a este novo paradigma.

Uma versão melhorada do tipo de inovação dos laboratórios vivos poderá colmatar o fosso de inovação entre o desenvolvimento tecnológico e a aceitação de novos produtos e serviços envolvendo todos os atores relevantes da cadeia de valor, através de parcerias entre empresas, cidadãos e governo.

Assim, propõe-se que a rede se concentre nas capacidades da autoridade local e da atividade cidadã como utilizadoras e cocriadoras, em parceria com o setor empresarial.

A rede BOOSTINNO tem um enfoque nos seguintes três objetivos/espaços fundamentais de trabalho:

  • Capacidade de mediação (dentro e fora da administração da cidade);
  • Natureza evolutiva dos espaços de inovação: espaços de inovação nas cidades (tanto físicos como virtuais), espaço de aprendizagem em qualquer comunidade local e espaço para a fecundação e o intercâmbio no cenário pan-europeu;
  • Currículos apropriados em todos os níveis, produzindo mudanças mensuráveis por um longo período de tempo. Isto implica sistemas de criação e de confiança adequados, através dos quais os jovens possam estar melhor preparados para o paradigma da inovação social

    A rede encontra-se em plena atividade e em fase de desenvolvimento de Planos de Ação URBACT e, no caso do município de Braga, promovendo também, de forma integrada, planos de empoderamento aos atores sociais e fazendo a concertação com o Grupo de Apoio Local URBACT da rede BOOSTINNO.

Texto da autoria do Coordenador Local do projeto - Carlos de Sousa Santos

Etiqueta de homepage: Desenvolvimento urbano integrado