You are here

URBACT Infoday 2016

Edited on

27 April 2016
Read time: 1 minute

Realizou-se em Lisboa, no passado dia 20 de abril, o URBACT Infoday referente ao ano de 2016, o qual se centrou na apresentação das novas Redes de Implementação lançadas pelo Programa URBACT em 22 de março.

A sessão foi complementada pela apresentação do portal Fórum das Cidades, desenvolvido pela Direção Geral do Território, no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020.

O URBACT Infoday decorreu na tarde do dia 20 de abril, na Fundação Cidade de Lisboa. Participaram 125 pessoas, na maioria técnicos dos municípios, da administração central e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Também assistiram ao evento elementos de diversas universidades, empresas privadas e associações, bem como algumas pessoas em nome individual.

Do programa constava uma palestra proferida pelo Professor João Seixas, consultor URBACT, subordinada ao tema “A cidade em movimento: caminhos de fomento de novas políticas urbanas”. Seguiu-se a apresentação, pelo Ponto URBACT Nacional, das atividades do NUP, das linhas mestras do PO URBACT III e do lançamento das Redes de Implementação.

O painel de debate “Entre Cidades”, moderado pelo perito URBACT, Dr. Eurico Neves, e que contou com a participação do Professor Miguel Bandeira, da Câmara Municipal de Braga, do Dr. Luís Nascimento, da Câmara Municipal de Viseu e do Arquiteto Rui Franco, da Câmara Municipal de Lisboa, abordou o seguinte tema: “Quais os aspetos-chave na implementação de políticas urbanas integradas?”, associado às questões críticas da governança, gestão de projeto e instrumentos operacionais.

Realizou-se, ainda, uma sessão de apresentação do concurso referente às Redes de Implementação, seguido de debate com a audiência, participando no mesmo a Arquiteta Elisa Vilares, da Direção Geral do Território, a Dra. Raquel Rocha, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e a Dra. Ana Resende, Ponto URBACT Nacional.

O programa e as apresentações feitas no âmbito do URBACT Infoday poderão ser consultados aqui.