Iniciativas de cidades por toda a Europa para ajudar a Ucrânia
Edited on
14 March 2022Saiba como alguns países da União Europeia estão a ajudar a Ucrânia.
Desde a invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, a Agência da ONU para os Refugiados reportou mais de 2,5 milhões de pessoas em fuga da Ucrânia, em duas semanas. Espera-se que este número se multiplique nos próximos dias. Ao mesmo tempo, a larga maioria dos ucranianos ainda permanece no seu país, seja porque não são capazes de sair, seja porque se recusam a deixar as suas casas, seja porque são chamados para apoiar e lutar no seu país.
Com o ataque da invasão, os governos nacionais e locais da União Europeia, e em particular dos países vizinhos, têm demonstrado o seu apoio ao povo ucraniano de diferentes maneiras.
Em linha com os valores da União Europeia e o espírito e cooperação que caracteriza o programa URBACT, os Pontos URBACT Nacionais e as cidades URBACT por toda a Europa mobilizam-se para identificar iniciativas de governos nacionais e locais de apoio ao povo ucraniano.
Como resultado, segue uma lista – não exaustiva – que organiza estas iniciativas por país, pretendendo torná-las mais visíveis para as pessoas que necessitem de apoio ou que queiram ajudar, a também para inspirar outras cidades que pensem organizar apoios semelhantes. Iremos continuar a atualizar esta lista nas próximas semanas.
ALGUMAS DAS INICIATIVAS POR PAíS
Em tempos de crise humanitária, todos devemos usar as nossas competências, plataformas e redes para ajudar as pessoas necessitadas. Ao nível da UE, a Comissão Europeia adotou recentemente uma proposta para uma Ação de Coesão a favor dos Refugiados na Europa (CARE), permitindo aos Estados Membros e às regiões prestarem apoio de emergência a pessoas em fuga da invasão da Ucrânia pela Rússia. O Comité das Regiões também publicou declarações e iniciativas pela Ucrânia, o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa apela aos eleitos locais a assinarem uma declaração de apoio à Ucrânia, a EUROCITIES publica iniciativas locais e a EUROTOWNS está solidária com o povo ucraniano.
Desejamos que a paz na Ucrânia seja reposta em breve.
A equipa URBACT.
Submitted by Maria João Matos on