Maratona das Transferências - Relato de um evento nacional URBACT participado
Edited on
14 April 2021Realizou-se, no passado dia 4 de março, a Maratona das Transferências. O evento foi promovido pelo Ponto URBACT Nacional e contou com a participação ativa dos 17 parceiros nacionais envolvidos em Redes de Transferência. Foi um evento nacional de partilha de experiências que marcou a etapa final destas redes: o período de disseminação e partilha de resultados.
Divulgamos agora os vídeos das sessões da manhã e da tarde da Maratona das Transferências, onde os participantes tiveram a oportunidade de viajar pelo país, ao encontro das boas práticas que os parceiros nacionais estão a implementar nos seus territórios. A viagem foi conduzida pelos peritos Maria João Rauch e Miguel Sousa, que dirigiram as 4 sessões temáticas realizadas: 1. Ambiente, 2. Inclusão, 3. Governança e 4. Desenvolvimento Urbano Físico e Economia. Cada uma das sessões abriu com o enquadramento dos projetos na temática abordada, a que se seguiu um vídeo com as contribuições de todas as cidades e uma animada mesa-redonda, em que os intervenientes expuseram os impactos mais significativos que a transferência das boas práticas trouxe às suas cidades, bem como algumas evidências da sustentabilidade futura dos seus projetos. No final das sessões, os peritos apresentaram conclusões, realçando a importância que os princípios do método URBACT – integração horizontal e vertical, participação dos atores locais e aprendizagem-ação entre pares - relevaram para os bons resultados alcançados pelos projetos apresentados. O apoio político foi considerado como uma mais-valia para os projetos, dando origem a soluções mais sustentáveis.
No início do dia, Ana Seixas, representante nacional no Comité de Monitorização URBACT, deu as boas-vindas, congratulou-se pelo sucesso dos projetos e deu algumas informações sobre o futuro do Programa. Ana Resende, Ponto URBACT Nacional, fez de seguida uma viagem pelo tempo, explicando o que são e como foram constituídas as Redes de Transferência, realçando o caráter inovador desta tipologia de redes. Na sessão de encerramento, apelou a que mais cidades participem no Programa e anunciou a realização do City Festival 2021, entre 15 e 17 de junho e em formato online, tendo como objetivos principais a disseminação e a partilha dos resultados de todas as 23 Redes de Transferência, a nível europeu, e a celebração do sucesso das mesmas.
O evento foi conduzido a partir dos estúdios da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e registou cerca de 300 inscrições, entre técnicos de diversas autarquias, agentes urbanos, profissionais de universidades e centros de investigação e, sobretudo, membros de Grupos de Ação Local dos projetos apresentados.
Pode consultar o programa e assistir à gravação em dois vídeos no Youtube da Direção-Geral do Território.
O vídeo da sessão da manhã inclui as sessões dedicadas aos temas ‘Ambiente’ (ao min. 29) e ‘Inclusão’ (à1h e 50 min.).
O vídeo da sessão da tarde começa com a sessão temática ‘Governança’ e inclui ainda a sessão sobre ‘Desenvolvimento Urbano Físico e Economia’ (à 1h e 30 min.).
Veja os vídeos desta Maratona e partilhe-os!
Submitted by Ana Resende on