Registe-se nos workshops URBACT da Semana Europeia dos Municípios e Regiões
Edited on
28 August 2020Este ano a 18ª edição da Semana Europeia dos Municípios e Regiões realiza-se online entre 5 e 22 de outubro
Neste contexto, o Secretariado e algumas redes URBACT organizam as sessões online abaixo mencionadas. Registe-se agora para saber mais acerca do programa URBACT e orientações futuras, cidades com igualdade de gênero, habitação, integração social, criação de lugares e retração urbana. As inscrições encerram a 27 de setembro de 2020.
»» O que o URBACT tem para oferecer às cidades da UE?
Workshop organizado pelo Secretariado URBACT | 13 de outubro | 16h30- 18h00 CET, através de ZOOM (Código 13WS1362V). Capacidade máxima: 150 pessoas. Para mais informações e inscrições clique aqui.
Esta é uma sessão interativa dedicada a representantes de autarquias de pequena, média e grande dimensão de toda a Europa. Através de exemplos de transformações de cidades, esta sessão irá concentrar-se em primeiro lugar nas características do URBACT que trazem resultados positivos a nível local.
As cidades e o Secretariado URBACT irão apresentar e discutir com os participantes de que modo uma cidade pode identificar, transferir e adaptar soluções sustentáveis ao cooperar com outras cidades da UE; como funcionários municipais e eleitos podem fortalecer as suas competências no planeamento e implementação de ações; e como as cidades podem beneficiar do conhecimento URBACT sobre desenvolvimento urbano.
A sessão também dará a palavra aos participantes para partilharem os seus próprios pontos de vista e ideias sobre como o programa URBACT poderá evoluir e melhorar a sua oferta para cidades da UE num futuro próximo.
»» O que significa igualdade de gênero a nível local e como alcançá-la
Laboratório participativo organizado pelo Secretariado URBACT apenas para Jovens Eleitos | 13 de outubro | 11h30-13h00 CET, através de ZOOM (Código: 13PL1344V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Esta sessão irá fornecer visões e ferramentas de cidades pioneiras sobre porquê e como integrar uma perspetiva de gênero nas políticas urbanas. Os tópicos de discussão irão incluir a sensibilidade de gênero na coleta de informação, espaços públicos, consciencialização e representação. Os participantes também terão a oportunidade de discutir de forma interativa ações concretas que podem ser realizadas a nível da cidade para a igualdade de gênero.
»» Como efetivar o direito à habitação?
Laboratório participativo coorganizado pela Urban Innovative Actions e URBACT | 14 de outubro | 09.30-11.00 CET, através de ZOOM (Código: 14PL1273V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Nos últimos meses, os governos de toda a Europa investiram esforços sem precedentes para preservar a segurança das pessoas em risco, com as cidades a implementar estratégias e medidas excecionais para manter todos alojados. Nalguns casos, isso quase reduziu os sem-abrigo a zero. No entanto, na sequência do pico de emergência da primavera passada, soluções de longo prazo acessíveis, adequadas e dignas tornam-se uma obrigação que não pode ser ignorada.
Em 2020, a UIA e o URBACT estão a explorar como as cidades podem projetar políticas habitacionais e soluções práticas no sentido de implementar o direito à habitação. O objetivo desta sessão é estabelecer um intercâmbio sobre o envolvimento das cidades e suas experiências na prática, ao mesmo tempo em que se promove a agenda sobre o direito à habitação na Europa e se enriquece ainda mais o trabalho da Agenda Urbana para a União Europeia. Os participantes da sessão terão um espaço para partilhar as suas contribuições sobre habitação a preços acessíveis e situação atual.
»» Cooperação inter-regional 2021-2027
Workshop coorganizado pelo ESPON, Interact, Interreg Europe e URBACT | 13 de outubro | 11h30-13h00 CET, através de ZOOM (Código: 13WS1294V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Está interessado em fazer networking, trocar experiências e aprender, fortalecer as suas competências na formulação de políticas e aplicar pesquisas e conhecimentos testados a nível local e regional? De seguida encontre os representantes dos quatro Programas Europeus de Cooperação Territorial - ESPON, Interact, Interreg Europe e URBACT. Conheça o que os programas da próxima geração lhe têm a oferecer. Irá conhecer a orientação de cada um dos quatro programas e entender como pode beneficiar das suas atividades.
»» Cidades de pequena dimensão que lutam contra o declínio de longo prazo
Workshop organizado pela rede URBACT Re-growCity, 7 de outubro | 11h30-13h00 CET | através de ZOOM (Código: 7WS1581V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Para lidar com a retração, presidentes e demais eleitos de pequenas cidades da UE irão partilhar a sua reorientação estratégica, a sua experiência de criação de fóruns de coordenação de ações lideradas pela sociedade civil (Plataformas de ONGs) e como lidar com as lojas vagas localizadas nos seus centros através de contratos de arrendamento de curto prazo e baixo risco (Pop-up Shops).
»» Mudando narrativas na inovação pública
Workshop organizado pela rede URBACT Innovato-R | 7 de outubro | 14.30-16h00 CET, através de ZOOM (Código: 7WS1572V). Para mais informações e inscrições clique aqui
Trazer a inovação para o centro das políticas públicas significa considerar os recursos humanos a chave para tornar as abordagens experimentais eficazes e impactantes. A sessão irá incluir um enquadramento de histórias em que a criatividade e a imaginação se tornam ferramentas para influenciar o comportamento, ativar alianças e criar oportunidades. Numa época em que os nossos esforços criativos estão profundamente limitados com a escassez de recursos, os resultados dos esforços coletivos podem ser disruptivos.
»» Paradigma lúdico para repensar as cidades
Laboratório participativo organizado pela rede URBACT Playful Paradigm, 8 de outubro | 11h30-13h00 CET| através de ZOOM (Código: 8PL1616V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Este laboratório irá apresentar exemplos de promoção de atividades lúdicas para estimular a inclusão social dos mais marginalizados, para impulsionar estilos de vida saudáveis e para promover a criação de lugares sustentáveis.
»» Como tecer uma cidade colaborativa?
Laboratório participativo organizado pela rede URBACT Urban Regeneration Mix | 8 de outubro | 14h30-16h00 CET, através de ZOOM (Código: 8PL1612V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Descubra o “efeito WOW” das ferramentas participativas de 5 cidades da UE (Lodz, Braga, Bologna, Toulouse, Birmingham) com desafios de revitalização semelhantes, tratadas de 5 maneiras diferentes e adaptadas aos seus recursos. Em seguida, siga os seus percursos: abordagens baseadas nas pessoas para moldar o futuro de cidades inclusivas.
»» Narrativas positivas sobre integração
Workshop organizado pela rede URBACT Rumourless Cities | 12 de outubro | 09.30-11.00 CET, através de ZOOM (Código: 12WS1620V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Cidades em toda a Europa têm desenvolvido estratégias para lidar com o aumento do populismo xenófobo e do discurso de ódio reforçado pelos media tradicionais e sociais, que frequentemente atuam para aumentar a segregação e aprofundar as divisões. A chave para isso tem sido o desenvolvimento de uma abordagem que abrange toda a cidade, combinando uma liderança política forte com ações e campanhas de base, dissipando a desinformação e os rumores e desconstruindo estereótipos. O objetivo deste workshop é partilhar estratégias políticas inovadoras e estudos de caso desenvolvidos por cidades que fazem parte da Rumourless Cities, uma Rede de Transferência URBACT.
»» Impulsionando a ação climática nas cidades
Workshop organizado pela rede URBACT C-Change | 22 de outubro | 09.30-11.00 CET, através de ZOOM (Código: 22WS1317V). Para mais informações e inscrições clique aqui.
Este workshop irá examinar como o setor de artes e cultura pode liderar a ação climática e o envolvimento das cidades e como estas podem apoiar esse processo. Ele irá cobrir a abordagem de Manchester e das suas cidades parceiras C-Change e exemplos de medidas de apoio ao setor, como formação em literacia de carbono. Isso dará aos participantes a oportunidade de pensar sobre o papel que eles ou as suas cidades podem desempenhar no apoio à colaboração cultural, ação e engajamento das questões climáticas nas suas cidades.
Submitted by Ana Resende on