You are here

As melhores práticas de Vila Nova de Gaia para uma agricultura mais sustentável com o projeto NEXT AGRI

Edited on

19 August 2022
Read time: 2 minutes

Os parceiros de Itália, Bulgária e Holanda visitaram a cidade de Vila Nova de Gaia no âmbito do Projeto Europeu URBACT NEXTAGRI, com o objetivo de partilhar conhecimento e as melhores práticas no domínio da agricultura periurbana.

A primeira Reunião Transnacional presencial da rede teve lugar em Portugal após 2 anos de pandemia. Foi um grande momento para partilhar os objetivos e mostrar as novidades da rede NEXTAGRI.

 

O projecto NEXTAGRI começou em 2021 como um Mecanismo de Transferência UIA (Urban Innovative Actions) e aproveitou a oportunidade para partilhar conhecimentos do projeto UIA Open Agri de Milão.

 

O principal objetivo é trabalhar com quatro cidades europeias: Milão, Vila Nova de Gaia, Almere e Stara Zagora, para a elaboração de um projeto local relacionado com práticas inovadoras que liguem áreas urbanas e periurbanas e aumentem a sustentabilidade do Sistema Alimentar.

 

Tendo em conta as experiências da cidade de Milão que desenvolveu uma estratégia de Política Alimentar em 2015 que visa melhorar as dietas saudáveis e sustentáveis, lutar contra o desperdício alimentar, a sensibilização para as questões alimentares e a sustentabilidade do sistema alimentar como um todo, o projeto forneceu algumas ferramentas para as cidades desenvolverem as suas próprias ideias para promoverem um plano de ação local sobre uma atividade específica, envolvendo parceiros e partes interessadas locais.

 

O município de Vila Nova de Gaia, com base nos desafios existentes, irá desenvolver, através deste projeto, um plano para criar um Centro de Inovação Aberto para a Agricultura Periurbana como uma estratégia integrada para proporcionar inovação e desenvolvimento urbano sustentável, bem como promover uma economia mais verde.

 

O projeto visa desenvolver um Plano de Investimento, bem como definir atividades e ações concretas, e será centrado na esfera de ação da intervenção municipal, que deverá promover uma trajetória em direção ao objetivo principal do Plano - implementar e desenvolver o Agro-Hub de Gaia - com identificação e sistematização de oportunidades de financiamento de acordo com os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) previstos no próximo quadro financeiro plurianual para 2021-2027, o Fundo Ambiental e o orçamento municipal.

 

O objetivo é facilitar a criação de um espaço inovador para os cidadãos, dedicado à alimentação e sustentabilidade, a fim de promover um desenvolvimento urbano resiliente e integrado e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar a gestão ambiental urbana, a economia verde, reduzir a pobreza nas cidades, aumentar a segurança alimentar urbana e estimular a governação participativa da cidade.

 

O projeto prolongar-se-á até novembro de 2022 e seguir-se-ão outros encontros internacionais para partilhar e conhecer práticas de muitas cidades da Europa que estão a desenvolver uma política alimentar ao nível urbano. O próximo encontro em Almere dará a oportunidade de visitar a Expo Floriade, uma das maiores exposições de flores a nível internacional.

A visita a Vila Nova de Gaia foi a primeira Reunião Transnacional da Rede e todos os parceiros participaram na mesma.

 

Ofereceu a oportunidade de conhecer parceiros locais que estão envolvidos no Grupo de Ação Local do projeto, bem como as boas práticas implementadas nos projetos desenvolvidos localmente: "Cantinho das Aromáticas" e "Sim somos capazes".

 

Ambos, proporcionaram uma perspetiva muito importante da visão que a cidade gostaria de melhorar com o trabalho sobre a sustentabilidade do sistema alimentar.

 

Mais informação em: NEXTAGRI- Ambiente - Cidade - Câmara Municipal de Gaia  e  NEXTAGRI

 

Autoria: Carla Pires e Sofia Morais, Gaiurb

Submetido por Cristina Sossan a