You are here

Loulé aposta em estilo de vida saudável

Edited on

05 September 2018
Read time: 2 minutes

A decisão do município de Loulé em participar numa rede URBACT tem origem no Festival da Cidade URBACT que se realizou em Riga, em maio de 2015. Este foi o primeiro festival do programa que serviu para assinalar o arranque do novo ciclo URBACT III e o primeiro concurso para Redes de Planeamento de Ação

A importância do desporto

Em 2015, Loulé foi considerada “Cidade Europeia do Desporto”, pelo que fazia todo o sentido que procurasse parceiros para uma partilha de experiências e boas práticas no desígnio que o município apelidou de “Compromisso com o Desporto”.

Loulé encontrava-se, então, a implementar boas práticas locais ao nível do compromisso municipal com as atividades desportivas, como por exemplo, os projetos “Individualidades na escola” (programa que leva vários campeões nacionais às escolas para brincar e conversar com os estudantes) e “Centros de Marcha Corrida” (programa nacional de promoção da prática de caminhar e correr, com acompanhamento técnico, de forte adesão local).

O projeto VITAL CITIES

É assim que o município, que nunca tinha participado numa rede URBACT, avança para a proposta de constituição de uma rede, como chefe de fila, tendo como parceiros nove cidades europeias de geografias muito diversas.

A participação na rede VITAL CITIES abriu novos horizontes e proporcionou “uma oportunidade para perceber e acompanhar o que é feito a nível europeu, aprender e partilhar informação, conhecimento, experiências e boas práticas ao nível desportivo” (cf. artigo de Hugo Nunes e Tiago Guadalupe).

As cidades desta rede comprometeram-se a desenvolver uma nova abordagem no combate a um estilo de vida sedentário e de exclusão social nos seus territórios, tendo como fio condutor “a criação de oportunidades facilitadoras para a atividade física, perto do local onde as pessoas vivem”.

O projeto inseriu-se na temática da Inclusão Social, colocando o foco na “promoção de um estilo de vida ativo e saudável que pudesse contribuir positivamente para a coesão social, bem-estar geral e prosperidade económica das cidades e das suas comunidades”.

O Plano de Ação Integrado de Loulé

No Plano de Ação Integrado que Loulé elaborou podem encontrar-se propostas de intervenções estruturais e funcionais. Para as primeiras, em curso ou já concluídas, o município aplica verbas próprias, fazendo jus ao seu forte comprometimento com o plano.

Exemplo disso são as intervenções físicas realizadas em áreas mais pobres, com mais problemas de exclusão social e com mais necessidades económicas, sociais, educacionais e desportivas, quer na sede do concelho quer na cidade de Quarteira.

Relativamente às intervenções funcionais, o município oferece uma vasta gama de eventos que organiza regularmente, entre eventos desportivos (sobretudo em época de férias) e conferências/seminários sobre temas ligados ao desporto e saúde, abertos a toda a população.

A quinzena VITAL CITIES decorreu em duas semanas de março com as mais variadas atividades: Ténis, Clinic Pilates, Tai Chi, March, BTT-cycling, Zumba, Free Dance, Mix Training, Boxe, Hydrotherapy, Aquafitness, Hydro Deep. Trata-se de uma nova ação criada como um output da participação na parceria.

A programação dos eventos é feita conjuntamente entre os serviços municipais e os parceiros locais, o que permite potenciar os resultados das atividades. De realçar, ainda, a cooperação entre o município e alguns organismos nacionais, na organização dos seminários, evidenciando a importância no estabelecimento de relações multinível.

Também o projeto Verão Ativo está alinhado com a filosofia da rede VITAL CITIES, proporcionando, durante toda a época de verão, um conjunto de ações desportivas diárias sem custos para os participantes.

Etiqueta de homepage: Inclusão