Festival da Cidade URBACT 2018: um olhar atento sobre o que aconteceu!
Edited on
24 October 2018O Festival da Cidade URBACT 2018 decorreu em Lisboa nos dias 13 e 14 de setembro de 2018. O festival envolveu 573 participantes, provenientes de 224 cidades e 32 países. O festival deu a oportunidade de descobrir e apropriar os resultados de 20 Redes de Planeamento de Ação, apresentadas em vários formatos, incluindo workshops, walkshops, policy labs e um marketplace. Celebrou-se o 15º aniversário do URBACT e os participantes puderam descobrir alguns ativistas urbanos e artistas locais da cidade de Lisboa.

Para obter mais informações sobre o que aconteceu durante o festival, convidamo-lo a assistir ao vídeo realizado e produzido no local:
- 15 anos de festival:
Em Lisboa, o URBACT celebrou os seus 15 anos de existência, 15 anos impulsionando a mudança para cidades melhores, ligando cidades de toda a Europa e promovendo o planeamento e a participação urbana de modo integrado e sustentável. Pode ter uma ideia do que aconteceu graças a um dos nossos vídeos do Facebook Live .
- Um deep dive no conteúdo do festival:
Para aprofundar as matérias discutidas em Lisboa, convidamo-lo a ler os seguintes artigos:
» O dilema da luta contra a pobreza urbana: investir em pessoas pobres ou em zonas desfavorecidas? por Ivan Tósics
Este artigo fornece uma visão do trabalho do Programa URBACT sobre a pobreza urbana e a sua contribuição para a Parceria Pobreza Urbana da Agenda Urbana para a União Europeia. No Festival da Cidade URBACT 2018, o walkshop 5 “Enfrentar a pobreza urbana a partir do zero” lidou com estas questões.
» Porque é que a abordagem ao desenvolvimento económico comunitário de Lisboa é tão importante na Europa atual? por Peter Ramsden
Lisboa desenvolveu um modelo participativo para trabalhar em bairros desfavorecidos, utilizando o instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Existem muito poucos modelos de DLBC urbanos em toda a Europa. Lisboa e Haia são os dois melhores exemplos. Este artigo analisa em detalhe o Programa BIP/ZIP de Lisboa, que foi premiado com um Selo de Boas Práticas URBACT em 2017.
» Habitação no Festival URBACT 2018: da Agenda Urbana para a UE para Lisboa? por Laura Collini
Habitação acessível e adequada foi uma das sessões dos Laboratórios do Festival da Cidade URBACT. Este texto tem a intenção de introduzir o debate sobre as questões de habitação em Lisboa, ligando-o ao trabalho da Parceria Habitação da Agenda Urbana para a UE.
» Cidades com Igualdade de Género: uma caminhada no parque? por Jenna Norman e Sally Kneeshaw
"Igualdade de Género" tornou-se um dos zeitgeists políticos de 2018, levando as instituições de todo o mundo a olhar mais de perto sobre como as mulheres e os homens interagem nas esferas pessoal, profissional e pública. Mas o que isso significa para as cidades europeias?
A nova iniciativa URBACT, Gender Equal Cities, procurou dar algumas respostas a esta complexa questão no Festival da Cidade URBACT. Num walkshop de meio-dia efetuámos uma análise ao vivo na cidade, perguntando como e porquê mulheres e homens utilizam o espaço público de maneira diferente. E, mais importante, o que pode ser feito para criar cidades seguras, inclusivas e com igualdade de género?
Mais artigos reveladores do conteúdo das discussões realizadas em Lisboa durante o festival serão publicados nos próximos meses no Website URBACT e no Blogue URBACT.
- Fotografias e Redes Sociais
Para uma abordagem mais leve ao festival, convidamo-lo a ver as fotografias do álbum FLICKR e conferir as melhores postagens das redes sociais do festival. Saiba mais usando #URBACTFest nos canais das redes sociais (Instagram , Twitter e Facebook)
Também o convidamos a redescobrir o Chapitô, uma Escola de Circo que funciona como projeto social. Foi neste espaço muito agradável que decorreu o evento final do festival.
Submitted by Ana Resende on