Crash course em Crowdsourcing: lições do Decide Madrid
Edited on
20 February 2019O URBACT será co-anfitrião de um evento, com o município de Madrid, como parte do seu compromisso de aumentar a capacitação na participação cívica das cidades
Enquadramento do evento
O URBACT apoia fortemente o princípio da cidade participativa. Mas o que isso significa? E como podem as cidades desenvolver a sua capacitação no sentido de implementar esse princípio?
Em toda a Europa, as autoridades urbanas exploram novas maneiras de se conectar e envolver com os cidadãos. Isto é particularmente importante quando os níveis de confiança nas autoridades públicas estão sob pressão. Novas plataformas digitais oferecem o potencial para renovar e refrescar as conexões com os cidadãos, capacitando-os para moldar o desenvolvimento futuro da cidade. Mas elas também podem ser usadas para minar ainda mais o processo democrático.
A partir de 2015, o município de Madrid desenvolveu uma plataforma online chamada Decide Madrid. Esta plataforma foi concebida para promover a transparência e ampliar a participação pública nos processos de tomada de decisão e investimento da cidade. Trata-se de uma nova e crescente geração de tecnologias cívicas de dados abertos surgindo em todas as cidades da Europa.
Alimentado por software de dados abertos, o Decide Madrid permite que os cidadãos participem da seguinte forma:
- Fazendo propostas de gastos através de um processo de orçamento participativo
- Enviando propostas para a autarquia
- Fornecendo feedback sobre os procedimentos da autarquia e votando em questões-chave
- Debatendo questões-chave
Madrid aprendeu muito com essa experiência e continua a fazê-lo. Muito desta aprendizagem é relevante e aplicável a cidades de todas as dimensões de toda a Europa. Como parte do seu compromisso de aumentar a capacitação na participação cívica das cidades, o URBACT será co-anfitrião de um evento com Madrid no dia 11 de abril de 2019.
Quem pode participar?
O evento é aberto e dirigido a funcionários dos municípios e partes interessadas em toda a Europa. Os participantes podem estar interessados em estabelecer uma plataforma de crowdsourcing na sua própria cidade. Ou podem já ter um mecanismo semelhante, mas desejar aprender com a experiência de Madrid.
O evento é gratuito e as cidades atualmente envolvidas em redes URBACT podem usar os seus orçamentos de rede para cobrir os custos de viagem e alojamento, de acordo com as diretrizes do programa.
A língua de trabalho do evento é o inglês.
Quais são os benefícios em participar?
Os objetivos deste evento são os de familiarizar os participantes com o modelo Decide Madrid, e equipá-los com know-how suficiente para considerar a adaptação e replicação, em escala adequada, nas suas próprias cidades.
Os participantes terão a oportunidade de aprender com a experiência de Madrid, incluindo coisas que fariam de forma diferente. O foco irá incluir não apenas a dimensão digital, mas também os processos e questões de governança decorrentes do modelo Decide Madrid. Este evento interativo e prático irá incluir a oportunidade de considerar opções para adaptar as lições de Madrid noutras cidades.
Registo
O número de lugares para o evento é limitado, para permitir níveis máximos de interação.
Pode solicitar a inscrição aqui, mas tome nota que o lugar não fica garantido até que seja confirmado pelo URBACT. Procuramos garantir uma participação equilibrada no evento, para que todos nos ouçam o mais rápido possível.
As inscrições para o evento estão abertas até 28 de fevereiro de 2019.
Para mais informações, entre em contato com c.gravier@urbact.eu
Estamos ansiosos por vê-lo neste evento emocionante e oportuno!
Submitted by Ana Resende on