Chamada para especialistas para avaliação da pegada de carbono do programa URBACT em 2019
Edited on
21 January 2022O Secretariado URBACT procura um prestador de serviços para calcular a sua pegada de carbono, aqui entendida como o total de gases com efeito de estufa (incluindo dióxido de carbono e metano) gerados pelas atividades do programa.
Para esta avaliação, o período de referência será o ano de 2019, o anterior ao surto da pandemia de Covid-19 e que representa o âmbito ‘tradicional’ das atividades do URBACT (embora, como indicado na parte C, algumas atividades de peso, tais como o City Festival, tenham acontecido em 2018). O prestador de serviços irá identificar o âmbito das atividades a medir, separando-as em diferentes fases, caso os dados não fiquem disponíveis atempadamente durante a duração deste contrato.
O URBACT prevê que a maior parte das emissões seja gerada pelas viagens (realizadas pelo secretariado do programa, pelos parceiros de projeto ou por outros órgãos do programa), que foram largamente substituídas em 2020-21 por atividades online. Esta mudança teve impacto na qualidade da cooperação, tanto na perspetiva dos parceiros de projeto como do programa, o que precisa de ser tido em consideração na análise.
É exigido o domínio das línguas inglesa e francesa.
Uma descrição completa do trabalho a realizar encontra-se disponível aqui.
As propostas devem ser enviadas para o Secretariado URBACT via email para Thierry PICQUART (t.picquart@urbact.eu) e Emmanuel MOULIN (e.moulin@urbact.eu).
As candidaturas estarão abertas até ao dia 14 de fevereiro de 2022, às 12:00 CET (11:00 de Lisboa).
Submetido por Josefine Hainsworth a 18 janeiro 2022
Submitted by Maria João Matos on