You are here

Bem-vindo às Cidades Lúdicas da Europa!

Edited on

20 May 2019
Read time: 4 minutes

Os jogos oferecem oportunidades únicas de envolver as partes interessadas em cidades contemporâneas, afirma Ileana Toscano. Enquanto as cidades europeias enfrentam os desafios colocados pelo envelhecimento, pelas alterações climáticas e pela exclusão social, necessitamos de encontrar formas agradáveis de cocriar soluções. A rede de transferência Playful Paradigm URBACT baseia-se no uso de “jogos” para promover a inclusão social, estilos de vida saudáveis, a sensibilização para as questões energéticas, a criação e gestão de espaços públicos (placemaking) e a prosperidade económica.

O que há num jogo?

Uma ferramenta fácil como é o caso de um “jogo” pode ajudar as cidades a enfrentarem os desafios contemporâneos ligados ao envelhecimento da população, à migração, à exclusão social e às alterações climáticas, que são os principais desafios que as cidades europeias enfrentam diariamente. As cidades necessitam de definir ferramentas fáceis e agradáveis para envolver os cidadãos e as partes interessadas, pelo que um Paradigma baseado no uso de “jogos” e na “gamificação” poderá ser a resposta.

O Município de Udine (IT) desenvolveu uma prática urbana centrada no uso de jogos como paradigma flexível e inovador de criação e gestão de espaços públicos para a promoção de uma sociedade justa e democrática. Os jogos são utilizados como uma ferramenta para abordar estilos de vida saudáveis e a sensibilização para as questões energéticas. Os jogos promovem a inclusão de migrantes, o envolvimento de pessoas idosas e fomentam um melhor relacionamento entre pais e filhos.

Os jogos em Udine tornaram-se uma prioridade da política urbana , permitindo a participação dos cidadãos e um ambiente cívico pacífico. As iniciativas “Playful Paradigm” fazem parte de uma estratégia abrangente que o Município tem vindo a implementar há anos no âmbito do Projeto Cidades Saudáveis (Organização Mundial de Saúde) e do Pacto de Autarcas Europeu para o Clima e Energia.

O “Playful Paradigm” é uma das 25 redes de Transferência financiadas pelo URBACT, cujo objetivo consiste em adaptar e replicar a boa prática de “jogos para promover a inclusão, a saúde e a sustentabilidade” em outras 7 cidades europeias: Cork (IE), Klaipeda (LT), Esplugues de Llobregat (ES), Larissa (EL), Novigrad (HR), Viana do Castelo (PT) e Katowice (PL).

Porque razão são os jogos tão importantes para as cidades?

Paolo Munini, responsável pelas atividades de jogos do Município de Udine, refere que “Os jogos são essenciais para o desenvolvimento infantil. Os jogos também são importantes para as pessoas idosas, porque mantém a atividade física e cognitiva e previnem a deterioração cognitiva e mental. As atividades lúdicas são ferramentas poderosas quando aplicadas nas cidades. Os jogos podem ser usados para trabalhar em bairros desfavorecidos com a comunidade local ou em escolas com os alunos, podendo desencadear a participação da sociedade civil, envolvendo cidadãos e associações locais.”

A abordagem dos jogos poderá abrir oportunidades para a renovação urbana. É por esse motivo que a Administração de Udine recorre aos “jogos” como um paradigma flexível de criação e gestão de espaços públicos. Esta abordagem inovadora dos jogos trabalha com a participação para estimular uma mudança responsável e promover um ambiente saudável, transformando os cenários urbanos em incubadoras de sustentabilidade e bem-estar (físico, mental e social/relacional).

Em Itália, a importância dos jogos foi reconhecida pela Lei Nacional 328/2000 (“La legge di riforma dei Servizi Sociali - Dal centralismo sociale al federalismo solidale”) que introduziu a possibilidade de serem lançadas as iniciativas Ludobus em várias cidades. A “Ludobus” é uma carrinha repleta de jogos que se desloca pelos bairros da cidade levando atividades lúdicas e disponibilizando jogos à população local. Em Udine, a Ludobus começou como uma iniciativa popular graças a uma organização voluntária, que mais tarde se transformou numa atividade permanente, gerida e financiada pelo Município. Em Itália, a iniciativa Ludobus constituiu o ponto de partida para aumentar a sensibilização sobre o valor dos jogos e para se implementar as primeiras políticas e ações de “gamificação” em muitas cidades.

A Ludoteca

“Os jogos são ferramentas para a inclusão social”, diz Furio Honsell, membro da Assembleia Regional da Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia e Presidente da Câmara de Udine há 10 anos (até maio de 2018). “Decidimos estabelecer uma Ludoteca permanente em Udine, que também poderá desempenhar o papel de um museu de ciência interativo. A ideia era ter um espaço de encontro para famílias, idosos, crianças, para todos. A Ludoteca tem sido uma iniciativa bem-sucedida, tendo proporcionado respostas às necessidades concretas dos cidadãos ao permitir-lhes serem sujeitos ativos e não meros espectadores passivos. A ludoteca permanente é um verdadeiro local de participação ativa. “

Em 2012, o Município de Udine decidiu tornar a iniciativa Ludobus uma experiência permanente, abrindo uma “ludoteca pública” no centro da cidade. Desde 2013, já foi visitada por 40.000 pessoas. De acesso livre e sem qualquer restrição de idade, sexo ou língua, tornou-se o símbolo da inclusão social, estimulação cognitiva, entretenimento e aprendizagem ao longo da vida da cidade.

Durante estes anos, o Município investiu cerca de 150.000 euros por ano para a manutenção e equipamento das infraestruturas e do pessoal.

Udine lidera o caminho

Desde 2010, a Cidade de Udine tem sido a cidade líder do Movimento de Cidades Lúdicas Italianas (GIONA), coordenando e partilhando conhecimentos e experiências com cerca de 30 cidades em Itália dispostas a implementar estratégias de “gamificação”. Udine é também membro da associação Nacional “Ali per Giocare”, que reúne organizações públicas e privadas a nível nacional.

Em 25 de novembro de 2017, Udine lançou o Arquivo Nacional Italiano de Jogos com o objetivo de estabelecer a primeira classificação italiana de jogos tradicionais e modernos. A atividade de catalogação do Arquivo dependerá também da colaboração coletiva (crowdsourcing) nos próximos anos. O Arquivo Nacional de Jogos foi financiado pela Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia, com um montante de 400.000 euros (para o período de 2016 a 2020), de acordo com a Lei Regional n.º 30/2017 “Regulamentos para a promoção do direito a brincar e envolver-se em atividades lúdicas, físicas e recreativas”. Vale a pena mencionar que a localização do Arquivo foi criteriosamente escolhida para se situar no matadouro de Udine, devidamente recuperado para o efeito.

Além disso, Udine tem um vasto calendário anual de eventos onde os jogos e as estratégias de “gamificação” são significativamente colocados em prática. Os eventos são muito populares em toda a região, atraindo muitos visitantes a Udine. Por exemplo: CamminaMenti - Movam as vossas mentes - funciona em centros comunitários para a prevenção da demência e a inclusão de idosos, bem como a Feira anual da Energia em Jogo, o Dia Internacional dos Jogos, o Dia de PI, o Dia de Darwin, a Biblioteca de livros vivos, etc..

Será que os jogos conseguem controlar os jogos de azar?

“Os hábitos de jogo saudáveis impedem o problema dos jogos de azar”, diz Munini. “O Município de Udine está a desenvolver um novo projeto financiado pela Região Friuli Venezia Giulia para combater o problema dos jogos de azar e promover jogos saudáveis”

Os jogos de azar estão a aumentar, especialmente entre os jovens em toda a Europa. De acordo com o Guardian “Cerca de 370.000 (12%) crianças em Inglaterra, Escócia e País de Gales participaram em jogos de azar na semana passada, verificou a comissão. (...) Tendo gasto uma média de £10,00 em jogos de azar por semana, mais de um terço das £28,00 que têm disponíveis provenientes de rendimentos do trabalho ou dinheiro de bolso, com 8% a afirmar ter gasto mais de £40,00. Quase 1% das crianças com idades entre 11 e 16 anos, ou cerca de 25.000, são definidas como jogadores problemáticos, com mais de 36.000 em risco de desenvolver um problema. “

O Município de Udine tem promovido um projeto inovador para combater os jogos de azar, levando bares, pubs e restaurantes a envolveram-se ao disponibilizarem um kit de ferramentas de jogos “saudáveis” em substituição das “slot-machines”. Infelizmente, estas últimas estão cada vez mais presentes em locais públicos, especialmente em zonas urbanas desfavorecidas. Os agregados familiares de baixos rendimentos são os mais profundamente afetados pelo jogo, contribuindo assim para agravar as privações. A introdução de jogos saudáveis nessas zonas deverá, por isso, ser considerada como uma importante forma de prevenção e um fator de proteção para os mais desfavorecidos.

Furio Honsell resume tudo quando diz que “para aqueles que afirmam que os jogos podem ser excelentes ferramentas para outros fins eu gostaria de afirmar que os jogos são inúteis e não têm segundas intenções, tal como a música, a matemática, a poesia e o amor, mas podem gerar excelentes frutos.”

Etiqueta de homepage: Desenvolvimento Urbano Integrado

Texto da autoria de Ileana Toscano, apresentado a 18 de outubro de 2018