You are here

Amarante quer ser uma referência no Norte do País

Edited on

12 September 2018
Read time: 2 minutes

Como é que uma cidade pequena, localizada a menos de uma hora de centros populacionais de média dimensão, como é o caso de Braga ou Guimarães, ou até de uma Área Metropolitana, como é o caso da AM Porto, pode transformar-se num polo de competitividade económica e de bem-estar para os seus cidadãos?

A importância do património

A cidade de Amarante, localizada à beira do rio Tâmega, é uma das cidades mais bonitas do Norte do País. Recheada de monumentos e locais a visitar, com destaque para a Igreja e Convento de S. Gonçalo, junto à magnífica ponte com o mesmo nome, revela possuir fortes potencialidades no setor turístico, dadas as suas características ambientais e patrimoniais.

Mas Amarante é também terra de gente ilustre…

O poeta Teixeira de Pascoaes nasceu aqui e podemo-lo “ver” sentado no interior do café-bar onde era frequente encontrar-se com outros vultos importantes da nossa cultura e que era o local predileto para amenas cavaqueiras.

O grande pintor Amadeo de Souza-Cardoso é igualmente um filho de Amarante. Aliás, o Museu Municipal toma muito justificadamente o seu nome, à beira do bucólico Tâmega.

O projeto CityCentreDoctor

A rede CityCentreDoctor foi constituída por 10 cidades europeias de pequena e média dimensão que procuraram responder, cada uma delas à sua maneira, ao desafio colocado a todas elas: criar ambiente urbano de modo a atrair pessoas para trabalhar, visitar e morar.

Amarante procura responder a este desafio através da definição de um conjunto de ações inovadoras. O município está a trabalhar para ser cada vez mais uma cidade de excelência para viver, interessante para investir e cativante para visitar.

Através da sua participação na rede CityCentreDoctor o município aproveitou a oportunidade para delinear apostas fortes no objetivo traçado – ser uma cidade de referência num território densamente povoado onde pontuam cidades atrativas de maior dimensão.

O foco temático incidiu no reforço da competitividade das pequenas e médias empresas. Através da InvestAmarante, entretanto criada para impulsionar a captação de investimento privado, apoiar o tecido empresarial, promover o empreendedorismo, o turismo e a inovação, a autarquia pretende facilitar a criação de negócios na cidade.

O Plano de Ação Integrado

Como resultado da participação neste projeto, o município de Amarante, ancorado no apoio estratégico do seu Grupo de Ação Local, propõe-se desenvolver um conjunto vasto de ações, cujo objetivo é o reforço do seu centro urbano principal como polo atrativo para pessoas, empresas e visitantes.

Estas ações estão compiladas no Plano de Ação Integrado, que definiu um conjunto de intervenções prioritárias, que funcionam como ações piloto, e um conjunto de outras ações a serem levadas a cabo a médio prazo.

Uma das ações mais emblemáticas já está a ser implementada no terreno: o projeto MIMO, a minha cidade.

Na altura em que a cidade se prepara para receber o Festival MIMO – três dias intensos de música e espetáculos de rua que acontecem na segunda quinzena de julho – o município promove o comércio de rua, personalizando as principais artérias com a incorporação de estórias que combinam a ilustração com a narrativa.

Para tal, convida jovens artistas locais que desenham estórias nas montras das lojas com referências a figuras chave do universo histórico de Amarante.

Este ano, por exemplo, a estória da confeção dos doces conventuais do receituário das freiras do Mosteiro de Santa Clara ficou registada em cerca de vinte montras, como se fosse uma banda desenhada. E encontrámos o poeta Teixeira de Pascoaes a observar os passantes, instalado na montra de uma loja, rodeado dos mais diversos odores…

E, assim, Amarante faz jus ao seu legado patrimonial, que inclui não só paisagens magníficas e imóveis de relevante interesse público, como também homenageia factos e figuras importantes da cidade, como são os casos do grande pintor e escritor amarantinos.

O vídeo produzido pelo Ponto URBACT Nacional sobre a participação de Amarante em redes URBACT é disso testemunha.

Etiqueta de homepage: Desenvolvimento Urbano Integrado