You are here

2021 URBACT City Festival… O retorno!

Edited on

22 June 2021
Read time: 2 minutes

O evento principal URBACT voltou numa edição integralmente digital que trouxe o seu cocktail habitual de aprendizagem, conhecimento e networking.

Registaram-se mais de 1.000 participantes na primeira edição online do URBACT City Festival!

Durante 3 dias, os participantes puderam encontrar 150 cidades de 25 países que juntaram os seus esforços para “Compreender, Adaptar e Reutilizar” uma Boa Prática nos seus contextos locais.

O URBACT convidou todos os participantes a explorar o programa e a navegar na plataforma Hopin – Palco Principal, Sessões Paralelas e Área de Exposições – para obterem uma melhor visão das lições e experiência das Redes de Transferência URBACT.

Retornando a 2017

O URBACT City Festival de Tallin (EE), em 2017, reuniu centenas de participantes que foram à descoberta de 97 selos URBACT de Boas Práticas para o desenvolvimento urbano sustentável em toda a Europa.

De entre as 97 Boas Práticas, 23 foram selecionadas para liderar uma Rede de Transferência em 2019. Ao fim de dois anos de experimentação, partilha e aprendizagem, mais de 150 cidades URBACT estão prontas para partilharem, no URBACT City Festival deste ano, o modo como fizeram a diferença.

Retornando a 2021, dia 1

No dia 1 do Festival, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, deu as boas-vindas aos participantes, convidando-os a “inspirarem-se mutuamente, disseminarem ideias, irem para além dos círculos habituais para partilharem conhecimento e experiência entre todas as cidades Europeias” destacando que “as cidades URBACT são pioneiras do futuro (…) e devem servir como faróis para todas as outras cidades europeias.”

Durante a tarde, na sessão ‘Mayor’s question time’, um painel de decisores discutiu o papel dos políticos nos programas europeus de Cooperação Territorial como o URBACT.

Houve muitas mais sessões interessantes; por exemplo, a sessão no stand URBACT sobre os elementos chave da Nova Carta de Leipzig e sobre como o URBACT – com outros parceiros – contribuiu para a sua renovação.

Retornando ao dia 2

Kate Raworth, economista e criadora do conceito “Economia Donut”, abriu o segundo dia do Festival. Apresentou a sua abordagem holística ao aplicar o Donut ao nível da cidade. Com base em exemplos como Amsterdão, a sua apresentação inspirou os participantes a adotarem esta abordagem holística ao começarem a re-imaginar e refazer o seu futuro numa era pós-covid.

 Retornando ao dia 3

O dia foi lançado com uma sessão estimulante que explorou o impacto da covid 19. A perita URBACT Sally Kneeshaw desmontou a retórica Building Back Better e desafiou todos os participantes a abraçarem ações mais radicais, necessárias para conduzir uma mudança essencial no que respeita às desigualdades e à emergência climática. IMPERDÍVEL, caso não tenha conseguido ver!

 

Um novo período de financiamento 2021-2027 significa um novo programa URBACT. O enquadramento da política urbana que se aplica ao URBACT evoluiu. No dia 3 do Festival a Autoridade de Gestão do URBACT, o Secretariado e a Presidência Portuguesa do Concelho de EU, partilhando atualmente o comité de programação do URBACT IV, discutiram o futuro do URBACT.

Durante a sessão de encerramento do Festival, Nuala Morgan, Chefe da Unidade de Capitalização e Comunicação do URBACT, deu uma boa notícia: no próximo ano haverá um Festival durante a Presidência Francesa!

Mal podemos esperar para vos reencontrar pessoalmente. Entretanto, obrigado a todos os participantes – em particular às 150 Cidades Boas Práticas – e estamos ansiosos para vermos mais boas práticas a florescerem por essa Europa fora!

Mais sobre o URBACT City Festival 2021

Veja o nosso #TimetoShare no YouTube

Mais vídeos do Festival ficarão disponíveis nos próximos dias.

Mais sobre as edições anteriores

URBACT City festival 2018 em Lisboa – celebrando o 15º aniversário do URBACT.

URBACT City Festival 2017 em Tallin (EE) – reconhecendo 97 Boas Práticas em cidades europeias

URBACT City Festival 2015 em Riga (LV) – disponibilizando um novo tipo de plataforma para os que trabalham com as cidades aprenderem, partilharem e se inspirarem para melhores futuros urbanos!

Publicado por URBACT a 18 de junho