200 cidades europeias apresentam publicamente os resultados de 2 anos de trabalho comum
Edited on
22 August 2018Nos meses de março, abril e maio de 2018, 20 Redes de Planeamento de Ação URBACT e 200 cidades europeias apresentam os resultados de 2 anos de trabalho comum a um público mais alargado.

Inspiradas nas trocas de conhecimento a nível europeu, todas as cidades desenvolveram Planos de Ação Integrados. Seguindo o método URBACT, cada plano de ação é construído com todas as partes interessadas envolvidas num Grupo Local URBACT. O plano reúne diferentes facetas da questão - social, económica e ambiental.
As conferências finais das Redes de Planeamento de Ação vão ter lugar em todos os cantos da Europa, desde Ghent (BE) até San Donà di Piave (IT), de Roterdão (NL) a Manchester (RU).
Os principais tópicos nos quais as cidades trabalharam vão desde a reabilitação de edifícios subutilizados até a um novo olhar sobre a produção agroalimentar, da inovação social ao acolhimento de migrantes.
Os detalhes de cada rede estão disponíveis nas páginas próprias de cada uma no site URBACT.
A maioria das conferências finais mistura apresentações públicas, visitas locais temáticas e reuniões internas das redes . Os eventos finais são também uma oportunidade para estimular o apoio local à implementação futura dos Planos de Ação Integrados.
As conferências finais que se realizam nas próximas duas semanas são as seguintes:
» Como usar os desportos urbanos na promoção da inclusão social e da vida saudável e ativa: conferência final da rede Vital Cities, que tem lugar em Loulé (PT), de 19 a 21 de março.
» Revitalização dos centros das cidades: saiba mais sobre formas colaborativas e inovadoras de desenvolver processos que irão revitalizar os centros das cidades na conferência final da rede CityCentreDoctor, em San Dona di Piave (IT), entre 21 e 23 de março.
» Saiba como os contratos públicos podem oferecer maiores benefícios sociais, económicos e ambientais para a sua cidade na conferência final da rede Procure, de 21 a 22 de março, em Bolonha (IT).
» A conferência final da rede Resilient Europe, que trata de questões de resiliência, ocorre entre 21 e 22 de março em Roterdão (NL). Será a oportunidade de partilhar experiências provenientes de um grupo diversificado de cidades europeias. A conferência vai abordar as seguintes questões:
- Como identificar desafios e oportunidades de resiliência?
- Como unir forças para co-criar cidades do futuro?
- Como ir além de experiências e práticas inovadoras habituais?
A conferência será também a oportunidade de aprender mais sobre a metodologia deep dive desenvolvida pela rede.
» Smart City: saiba mais sobre os desafios e as oportunidades reais de se tornar uma cidade inteligente durante a conferência final da rede SmartImpact, no dia 20 de março, em Manchester (RU).
» Uso temporário: como iniciar a sua viagem pelo uso temporário de edifícios? Esta é a questão central da conferência final da rede Refill, nos dias 27 e 28 de março, em Ghent (BE).
No final de maio, todas as Redes de Planeamento de Ação irão concluir oficialmente os trabalhos. Se estiver interessado nos seus resultados, fique atento aos canais de comunicação URBACT.
Submitted by Ana Resende on